quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Argentina: Rumo ao bolivarianismo


Argentina: Rumo ao bolivarianismo

E quem disse que a situação da Argentina não poderia piorar ainda mais? Não bastasse a restrição de crédito que o país enfrenta no mundo depois do calote aos credores, agora a intervenção estatal no mercado promete deteriorar ainda mais a situação econômica e social.

Em 18/9/14, a Câmara dos Deputados argentina aprovou, por 130 a 105 votos, a Lei de Abastecimento, a qual prevê que o Estado estabeleça os níveis produtivos das empresas e controle os respectivos preços ao consumidor, com a possibilidade de confisco de bens de companhias que forem consideradas praticantes de preços abusivos.

A Lei conta com forte resistência dos setores produtivos e de representantes da sociedade civil que defendem o livre mercado. Por outro lado, os governistas alegam que as medidas não implicam em intervenção, apenas em regulação necessária para a proteção dos próprios consumidores.

Na prática, sim, trata-se de uma política intervencionista que pode desestabilizar as relações entre os agentes econômicos, impactando negativamente o processo produtivo do país. A tentativa de se controlar a economia por meio de medidas artificiais e que desconsiderem a dinâmica natural do mercado na formação de preços gera, usualmente, distorções insustentáveis no médio e longo prazos, contribuindo para a ineficiência alocativa de recursos.

Um exemplo recente dos problemas gerados pelo alto grau intervencionista do Estado na economia é a Venezuela, desde que adotou a orientação bolivariana.


E salve-se quem puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário