quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ataque de terroristas de esquerda mata promotor na Turquia


Promotor da Turquia morre em tiroteio entre polícia e terroristas

Tomado como refém, ele investigava morte de garoto pela polícia

Folha de S. Paulo, 1/4/15 – p. A14

Um promotor de Justiça da Turquia morreu após ter sido seriamente ferido enquanto era mantido como refém por militantes de um grupo de esquerda em um tribunal de Istambul nesta terça-feira (31).
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou que o promotor morreu após ter sido ferido durante a troca de tiros entre a polícia e os sequestradores.
Os dois militantes que o haviam sequestrado foram mortos pela polícia, afirmou o chefe policial Selami Altinok.
"Como ouvimos disparos dentro da sala do promotor, nossas forças de segurança lançaram a operação", disse o chefe de polícia.
De acordo com o presidente Recep Tayyip Erdogan, a vítima foi atingida na cabeça e em outras partes do corpo.
Antes da ação policial, a Frente Partidária Revolucionária pela Libertação Popular (DHKP-C, na sigla em turco), organização de esquerda banida no país, publicou na internet uma foto na qual um sequestrador aponta uma pistola para a cabeça do promotor Mehmet Selim Kiraz.
Kiraz era responsável pela investigação da morte de um adolescente que ficou em coma por 269 dias.
Ele havia sido atingido por uma granada de gás lacrimogêneo lançada pela polícia durante uma manifestação contra o governo em 2013.
Os militantes haviam dado às autoridades turcas três horas para atender a algumas demandas, incluindo a de que os policiais responsáveis pela morte do garoto confessassem a sua ação.
Além disso, exigiam que os policiais fossem julgados por "tribunais populares" e que fossem retiradas acusações contra pessoas que participaram dos protestos.
A DHKP-C, de viés socialista, é considerada uma organização terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.
Mais ativo nos anos 1970, o grupo continua fazendo ataques esporádicos. Em 2013, fez um atentado suicida à embaixada americana, provocando a morte de um agente de segurança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário