domingo, 30 de julho de 2017

Você é mesmo socialista?



Você é mesmo socialista?


"Se socialistas entendessem de economia eles não seriam socialistas"
Friedrich von Hayek
    
 O problema de quase todos aqueles que se dizem socialistas é não compreenderem as nocivas implicações econômicas dessa doutrina. Abraçam o convidativo discurso moral de justiça e igualdade social usado para capturar suas mentes e corações e consideram que todos que defendem o liberalismo são egoístas e malvados.
     Ora, ser socialista implica ser movido pelo ódio aos ricos, implica apoiar um Governo opressor travestido de democrático que determina ou direciona o que, como e para quem produzir, implica desincentivar o investimento (pois nenhum empreendedor desejará investir sem ter garantias de retorno), implica estimular a violência (pois acusa quem defende as liberdades individuais de elemento indesejável e que não merece viver em sociedade), implica gerar desabastecimento (pois o Governo pretende determinar o nível de preço e lucro que os empresários e comerciantes devem ter e esses não se sentem incentivados a produzir), implica desorganizar e empobrecer a economia e as condições de vida da população.
  O comentário que socialistas costumam fazer quando se deparam com essas consequências é a já conhecida tática de acusar o outro para se defender: e que fez o capitalismo para o mundo? Resposta:o capitalismo produziu riqueza e tirou da miséria e vem melhorando a situação de bilhões de pessoas desde a revolução industrial. 
     Claro que há inúmeros problemas sociais na humanidade, mas isso não é culpa do sistema que valoriza o mérito e o respeito às liberdades individuais, mas decorre do nível ético do Homem e não será por decreto que alguém se transformará em anjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário