quarta-feira, 9 de julho de 2014

Grupo Pão de Açúcar emprega e orienta menores ex-infratores


Supermercado emprega menores ex-infratores em sigilo

Luísa Melo - EXAME.com - 30/06/2014

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está empregando e orientando menores infratores sem contar para ninguém quem eles são - nem mesmo para os seus próprios funcionários. A iniciativa acontece há uma década, muito discretamente e este ano, o programa Gente de Futuro ganha uma nova abordagem: além de formar esses jovens para o mercado de trabalho, a empresa dará suporte também às suas famílias.
 Desde 2004, a rede faz uma parceria com a Fundação Casa para recrutar e contratar pessoas que cumprem, ou já cumpriram medidas socioeducativas, para atuarem nos supermercados Pão de Açúcar e Extra e na sua sede administrativa, em São Paulo.
Mas foi em 2009 que a prática tomou forma de projeto. "Não se trata de cotas legais a serem cumpridas, como o acontece no Menor Aprendiz. É social mesmo", diz Elisabete Fonseca, gerente de RH do grupo.

Requisitos
Para participar, os jovens com idade entre 17 e 21 anos precisam ser indicados pela instituição. Depois, eles passam por um processo seletivo elaborado pela empresa. O projeto tem duração de 12 meses e, a cada ano, são abertas de 20 a 30 vagas. Para 2014, foram 70 candidatos pré-selecionados para 25 postos de trabalho abertos. A seleção ainda está em curso e 10 deles já foram preenchidos.
A escolha, que deve terminar em julho, passa pela análise de uma consultoria e por uma entrevista com um gestor e leva em conta a vontade e o perfil do jovem. É depois de identificar o potencial dos candidatos que a varejista busca as vagas em lojas próximas à região onde eles moram - num processo inverso ao natural.

Preconceito
Depois de selecionados, os jovens são efetivados como qualquer outro funcionário do GPA. O programa é sigiloso e só os gestores sabem quem são as pessoas que participam dele. Para o restante da equipe, não há distinção para evitar qualquer possível preconceito.

As vagas
A maioria deles é contratada para atuar nas áreas de operação dos supermercados da rede e alguns (cerca de 20%) são destinados à sede administrativa da empresa. "Muitos começam aprendendo um ofício como o de padeiro, ou açougueiro, e realmente constroem uma carreira nessas profissões", conta Elisabete.

Treinamento
O único tratamento diferenciado que os integrantes do Gente de Futuro recebem é ter de participar de reuniões quinzenais que trazem treinamentos e palestras, organizados pela consultoria parceira. Os encontros duram quatro horas e neles são tratados temas como o autoconhecimento, o diálogo, a relação com a família e o papel do jovem profissional na sociedade. "São pessoas muito fortes, mas também muito machucadas e que, por isso, às vezes criam mecanismos de defesa", justifica Elisabete sobre a necessidade desse tipo de orientação.

Gerenciamento
Os chefes que irão comandar funcionários do Gente de Futuro também são preparados especialmente para recebê-los. Durante um dia, eles são treinados pela consultoria para "aprender a administrar as falhas dos jovens de maneira construtiva", segundo explica Elisabete. No decorrer do ano, os líderes também participam de pelo menos dois encontros com a equipe de RH da companhia e a consultoria para discutir o andamento do programa e discutir as dificuldades e oportunidades dos empregados que fazem parte dele.

Contratação
Passados os 12 meses, o funcionário do Gente de Futuro que estiver se dando bem no trabalho continua na companhia. Na média, 50% deles permanecem no emprego depois desse período. Elisabete conta que não há muitos registros de que o GPA precisou desligar os jovens. "Só acontece em casos extremos. Mas alguns realmente desistem porque retornam à criminalidade", afirma, sem falar em números.
Entre aqueles que não vão embora, uma média de 12% são promovidos. "Quando eles ficam, o índice de engajamento é muito grande, porque nós os ajudamos a reconstruir a sua história", diz a gerente.
Hoje, 10 funcionários que vieram do projeto ainda estão na companhia. Deles, cinco já tem entre 5 a 9 anos de casa, sendo que um deles ocupa um cargo de média liderança. "Tem também o caso de uma pessoa que nos deixou para ser sommelier em uma grande adega", conta Elisabete.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário