quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre o livro de Piketty "Capital no século XXI"


O novo livro sensação de Thomas Piketty

por Hunter Lewis

Thomas Piketty, economista francês de 42 anos de idade, escreveu um livro novo que está sendo muito comentado: Capital no Século XXI . A edição americana foi publicada pela Harvard University Press e, de notavelmente, está liderando a lista dos mais vendidos; é a primeira vez que um livro Harvard consegue isso. Uma revisão recente descreve Piketty como o homem "que expôs uma falha fatal do capitalismo. "
Então, qual é essa falha? Supostamente sob o capitalismo os ricos ficam cada vez mais ricos em relação a todos os demais e a desigualdade fica cada vez pior. Todos esses ingredientes são, inevitavelmente, assados no bolo.
Para sustentar isso, Piketty oferece uma lógica financeira duvidosa e sem suporte, assim como o que ele chama de "um gráfico espetacular " de dados históricos. O que o gráfico realmente mostra?
O montante da renda americana controlado pelos 10% mais ricos começa em torno de 40% em 1910, sobe para cerca de 50% antes da crise de 1929, depois cai e retorna para cerca de 40% em 1995, e posteriormente volta a subir para cerca de 50% antes de cair um pouco depois da crise de 2008.
Vamos pensar sobre o que isso realmente significa. A renda relativa dos 10% mais ricos não subiu inexoravelmente ao longo deste período. Em vez disso, ela atingiu o pico em dois momentos: pouco antes das grandes crises de 1929 e 2008. Em outras palavras, a desigualdade aumentou durante a era das grandes bolhas econômicas e caiu em seguida.
E o que causou e caracterizou essas bolhas? Elas foram causadas, principalmente, pelo Banco Central americano (Federal Reserve) e de outros bancos centrais, criando demasiado dinheiro novo e dívida. Elas foram caracterizadas por uma explosão de “capitalismo de compadrio” em que algumas pessoas ricas aproveitaram todo o dinheiro novo em Wall Street e por meio de conexões com o governo em Washington.
Podemos aprender muito sobre o capitalismo de compadrio estudando o período entre o final da Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão e também nos últimos 20 anos, mas não vamos aprender muito sobre o capitalismo. Capitalismo de compadrio é o oposto do capitalismo. É uma perversão dos mercados e não o resultado de preços livres e mercados livres.
Pode-se ver o porquê da Casa Branca gostar de Piketty. Ele sustenta o mesmo argumento de que o governo é a cura para a desigualdade, quando na realidade, o governo tem sido a principal causa da crescente desigualdade.
A Casa Branca e o FMI também estão adorando a proposta de Piketty, não somente pelos impostos sobre altas rendas, mas também pelos os impostos sobre grandes riquezas. O FMI, em particular, tem defendido impostos sobre riqueza como forma de restaurar as finanças do governo em todo o mundo e também reduzir a desigualdade econômica.
Espere ouvir cada vez mais sobre tributos sobre o patrimônio. Espere ouvir que será um evento “único” (que não se repetirá) e que isso irá realmente ajudar o crescimento econômico e a redução da desigualdade econômica.
Isso tudo é um absurdo completo. O crescimento econômico é produzido quando uma sociedade poupa dinheiro e investe a poupança com sabedoria. Não é a quantidade de investimento que mais importa, mas a qualidade. O Governo não é capaz nem de poupar nem de investir, muito menos investir com sabedoria.
Ninguém deve imaginar que um programa de taxação de riqueza é um evento "único”. Nenhum imposto é um evento “único”. Uma vez estabelecido, ele não só persiste, como cresce constantemente ao longo dos anos.
Piketty deveria perguntar a si mesmo: O que acontecerá quando os investidores tiverem que vender suas ações, títulos, imóveis ou outros ativos a fim de pagar o imposto sobre a riqueza? Como os mercados absorverão todas essas vendas? Quem serão os compradores? E como isso ajudará o crescimento econômico com os mercados e os valores dos ativos em colapso pela pressão de venda?
Em 1936, surgiu um livro acadêmico denso, difícil de ler e que parecia dizer aos políticos que poderiam fazer exatamente o que eles queriam fazer. Essa foi a Teoria Geral de Keynes. O livro de Piketty tem a mesma finalidade em 2014 e serve às mesmas políticas míopes e destrutivas.
Se a Casa Branca de Obama, o FMI e pessoas como Piketty apenas deixassem a economia por si só, ela poderia se recuperar. Como está, eles continuam inventando novas maneiras de destruí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário