Camisetas
com conotação sexual da Adidas para a Copa revoltam o governo
Site
da empresa nos Estados Unidos oferece peças com mensagens de duplo sentido
Paulo
Favero - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Uma linha de
camisetas da Adidas sobre a Copa do Mundo está gerando polêmica por causa do
duplo sentido que o material traz. Ao mesmo tempo que fala de Brasil e da
paixão pelo futebol, também reforça o apelo sexual num momento que o governo do
País luta para não passar essa imagem internacionalmente. O material causou
revolta na Embratur, que promete formalizar nesta terça uma reclamação à
empresa alemã de material esportivo.
Vamos entrar em contato com
a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os
produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil
defende", explica Flávio Dino, presidente da Embratur. "Nosso esforço
é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma
iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo
adota."
Uma camiseta apresenta a
frase "Lookin’ to score", que pode ser traduzida por "em busca
dos gols". Mas também é uma expressão que significa "pegar
garotas" de uma maneira mais sexual. A imagem de uma moça de biquíni não
deixa dúvidas da dupla intenção. Ela está à venda no site da adidas nos Estados
Unidos (www.adidas.com/us/) por US$ 25 (R$ 58,50) e parece fazer parte de uma
nova linha.
A outra camiseta coloca um
coração amarelo que também pode ser enxergado no formato de nádegas com um fio
dental verde. Também passa uma mensagem de duplo sentido e fala "Eu amo o
Brasil". No site, custa US$ 22 (R$ 51,50). O portal do jornal O Globo já
havia mostrado a peça nesta segunda-feira.
"O governo brasileiro
discorda dessa linha de produtos, não aceitamos o turismo sexual. Claro que as
pessoas podem namorar durante a Copa, mas não queremos uma mercantilização
disso. Acaba sendo inclusive um desserviço à própria marca, porque ela está se
associando a um tema muito negativo", comenta Dino.
O presidente da Embratur disse
que isso atrapalha a organização do Mundial. "A gente luta para afirmar
uma imagem positiva do evento, e isso fortalece os discursos críticos à Copa. O
problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a Copa. Já
comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a
divulgação de que não aceitaremos isso."
A Adidas foi procurada pela
reportagem do Estado, mas até o fechamento desta matéria ainda não tinha se
pronunciado. O caso foi enviado para a matriz da empresa na Alemanha, porque o
material é comercializado no exterior e por isso é a sede global que deve se
posicionar. A Adidas é patrocinadora oficial da Copa do Mundo.
Essas camisetas estão mesmo no 'site' de vendas da Adidas americana. Ambas possuem apelo sexual, como um convite àqueles que pretendem se divertir com as belezas da terra... A Embratur afirma que protestará e solicitará à Adidas a retirada das camisetas. Uma coisa é reclamar sobre a imagem estereotipada do país no exterior. Outra é refletir se esse estereótipo é reforçado pelos próprios brasileiros. A recém-ofendida Embratur costuma, ela mesma, divulgar cartazes turísticos com cenas ousadas do Carnaval e praias cariocas povoadas por beldades seminuas.
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