Quando
o socialismo aparentemente funciona
por
Jim Fedako
Há 27 anos, passei duas semanas na
Iugoslávia, aquele suposto paraíso do proletariado, que, de tão paradisíaco,
necessitava do braço do ferro do Marechal Tito para manter a população
pacificada. Se a minha memória não me
trai, lembro-me de que o país era repleto de lojas de doces — algo que, para
uma criança como eu, era uma espécie de "delírio açucarado".
O socialismo é capaz de produzir lojas de
doces? Perfeitamente. Mas são necessárias algumas considerações.
Sabemos apoditicamente que o socialismo, por
causa de suas características intrínsecas (ver o item 11), não é capaz alocar
recursos de forma eficiente. No entanto,
também sabemos que o socialismo de fato é capaz de produzir alguns bens, e de
fato produz. E isso ocorre esteja a
sociedade estruturada nos moldes do socialismo alemão, do socialismo soviético
ou o do socialismo democrático. Em todas
essas três formas de socialismo, há bens sendo produzidos para o consumo das
massas.
Nesse período em que estive na Iugoslávia,
fiquei próximo da cidade de Ravne na Koroškem, uma cidade siderúrgica situada
ao norte do país, que hoje pertence à Eslovênia. Nosso alojamento foi concedido por uma
família que tinha alguns apartamentos térreos para serem alugados. Todos os apartamentos utilizavam a mesma
cozinha (muito pequena) e o mesmo banheiro.
Para ser gentil com essa família, digo apenas que as condições eram —
para ser educado — bastante básicas. A
cozinha tinha algumas cadeiras pequenas, uma mesa, poucos talheres e
utensílios. Os quartos eram pequenos e
não tinham nada, exceto uma cama com colchão mole demais, um pequeno espelho,
uma cômoda e uma cadeira. O piso era
gelado, totalmente de ladrilho. E as
janelas — de tom amarelado e opaco — eram decoradas com cortinas
desgastadas. Para quem não era membro do
Partido Comunista, esse tipo de moradia era considerado de luxo no paraíso de
Tito. Para mim, era algo impossível de
ser habitado por mais de um mês.
A uma pequena distância de casa estava a loja
de departamentos local, chamada Nama — para mim, era apenas uma loja de
doces. Ao passo que exterior era limpo e
branco, o interior era escuro e sujo.
Mas havia uma exceção: o corredor que vendia os produtos
açucarados. O pão, duro e sem gosto, era
vendido por centímetro, e as poucas postas de carne sobre a mesa imunda dos
açougueiros, atrás do refrigerador vazio, tinham um aspecto cinzento e nada
comestível. Ovos? Papel higiênico? Frutas frescas? Nunca vi.
Mas quem se importava, especialmente quando você tem 13 anos de idade e
está diante de prateleiras transbordando com caixas reluzentes de biscoitos,
doces e sucos excessivamente adoçados?
Tudo era delicioso. E o
preço? Muito barato.
Obviamente, crianças não são as únicas
pessoas que gostam de doces — ou, se permitem o trocadilho, de ofertas
doces. De vez em quando, ouço adultos
relatarem versões açucaradas desse arranjo chamado socialismo. No entanto, tais adultos não fazem alusão a
doces. Eles fazem alusão a serviços de
saúde.
As fábulas são todas muito semelhantes, e
quase sempre falam sobre idas a um hospital europeu onde a espera era curta e
os médicos e enfermeiros eram abundantes.
O preço? Ora, quem pode reclamar
de algo que é gratuito ou quase de graça?
Quero dizer, gratuito ou quase de graça apenas para eles.
Considerando-se essas experiências reais, é
de se admirar que as pessoas retornem de uma viagem à Europa defendendo a
medicina socializada? É de se admirar
que um garoto como eu, criado em uma cidade industrial, ainda se lembre de um
suco tão gostoso e doce, e de biscoitos tão deliciosos, fresquinhos e com gosto
de frutas?
O problema é que essas pessoas que defendem a
medicina socializada de estilo europeu estão sempre repetindo as mesmas
histórias: visitas a um hospital europeu para cuidar apenas de casos simples,
como gripe ou alguma outra indisposição corriqueira em viagens. O que se vê é uma abundância de atendimento
para esse nível de doença (trata-se do açúcar na Iugoslávia, por assim dizer). O que não se vê são os outros tipos de
serviços de saúde (a carne, os ovos, o pão etc.). E é neste ponto que as falhas da medicina
socializada são tão óbvias quanto a falta de alimentos nutritivos em uma
mercearia da Iugoslávia. [1]
Os relatos desses viajantes mostram um
cenário totalmente diferente daquele relatado por pessoas que vivem em países
com medicina socializada [ver referências ao final desse artigo]. A realidade é que essas pessoas que vivem
nesses países de medicina socializada — aquelas que procuravam por carne na
Iugoslávia — reclamam ou da indisponibilidade de serviços médicos ou de terem
de aguardar em uma lista de espera por um período tempo que supera a
expectativa de vida gerada por uma determinada doença.
Daí que acabamos escutando relatos muito
divergentes: os de turistas que são surpreendidos com os doces incríveis, e os
de residentes que se queixam da escassez de carne. E ambos os relatos são verdadeiros.
Pode uma sociedade (ou um setor da economia)
organizada sob um arranjo socialista alocar recursos de forma eficiente? Não.
Pode ela pode produzir prateleiras lotadas de açúcar em lojas sujas, nas
quais falta tudo que é essencial?
Perfeitamente.
Da mesma maneira, pode uma sociedade lotar de
médicos e enfermeiros as salas de emergência dos hospitais, com o intuito de
satisfazer as necessidades de curto prazo ao mesmo tempo em que as necessidades
essenciais de longo prazo ficam sem atendimento? Certamente, e há exemplos
reais em todas as partes do mundo. Pode
ela equilibrar essas duas situações? Mais ainda: pode ela equilibrar as duas
juntamente com a oferta de todos os outros bens e serviços desejados? Não enquanto vivermos em um mundo
caracterizado pela escassez de recursos.
Logo, tal arranjo é impossível de ocorrer neste mundo.
Bastiat e Hazlitt sempre enfatizaram que, na
economia, há aquilo que se vê e aquilo que não se vê. Um economista tem de ser igualmente versado
nas duas artes. É essencial que o
invisível esteja incluído em qualquer consideração sobre uma situação. E isso é válido mesmo quando, como uma
criança de 13 anos, você quer ignorar as prateleiras sujas e vazias e se
concentrar apenas no oásis de açúcar.
[1]
A família com a qual ficamos conseguiu fornecer uma refeição agradável quando
nos convidou para jantar. Só que aquela
comida não havia sido adquirida por meios legais.
Fonte:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1863
Nenhum comentário:
Postar um comentário